Produtividade no começo de ano

7 de janeiro de 2013

O ano só começa depois do carnaval.

Quem já ouviu esta expressão levanta a mão!   o/

A verdade é que para muitos não é bem assim que acontece, o ano mal começa e as exigências já aparecem. Sejam exigências da própria empresa, dos superiores, dos colegas ou do próprio profissional com si mesmo.

Como lidar com a produtividade, em especial no começo de ano? O que buscar?

Aproveite para descobrir qual a sua verdadeira motivação para ser mais produtivo. É uma pressão que vem dos outros ou um desejo próprio que você quer corresponder?

Ambos os fatores podem lhe motivar a querer ser mais produtivo no trabalho, mas é o seu comprometimento e ações que farão realmente a diferença. Portanto, saber a quem você quer corresponder é muito importante (a si ou aos outros), mas são seus comportamentos que irão fazer acontecer.

Perceba que logo no começo do ano, você tem então uma grande oportunidade!

A oportunidade de conhecer-se melhor e buscar o seu FOCO.

Produtividade
A pergunta inicial pode lhe ajudar a descobrir a quem quer corresponder com relação a produtividade, porém o fator determinante e que você pode desenvolver é sobre qual o seu FOCO.

O foco é talvez o fator mais importante relacionado a produtividade, assim como para carreira ou mesmo vida pessoal. É muito importante ter a capacidade de se concentrar no que é mais importante de ser feito. Isto é foco! 

Trabalhando em cima das coisas mais importantes, naturalmente sua produtividade irá melhorar. Algumas dicas:

  • Buscar o autoconhecimento, para saber aonde você quer chegar. Você pode e deve visualizar o seu futuro, aonde ou como você quer estar daqui a um ano? Estabeleça suas metas. (Isto lhe ajudará a responder muitas perguntas e a guiar o seu foco);
  • Viva com um propósito. Você não pode ter mais horas na sua vida, mas pode acrescentar mais vida as suas horas. O agora é o momento mais importante para você progredir, alcançar melhores resultados e contribuir para o bem no mundo, perceba que é muito importante você dar atenção a tudo o que faz com um propósito de vida;
  • Permaneça com energia, engajado com seu propósito, mantendo o foco mesmo em situações difíceis;
  • Tente se distrair menos, cerca de 20% a 40% da produtividade de um trabalhador é consumida pelo tempo levado pela sua mente para se reengajar quando você muda de uma atividade para outra. Com o bombardeio de informações e distrações que temos hoje, isto fica particularmente mais difícil, por isto tente estabelecer algumas regras, como faixa de horário (logo no início da manhã, almoço, final do dia) para realizar ações alheias a seu trabalho ou de suas tarefas importantes;
  • Faça uma ou poucas coisas ao mesmo tempo, já é sabido que fazer demais coisas ao mesmo tempo na verdade diminui o rendimento;
  • Priorize, crie uma lista diária das tarefas e principalmente saiba quais delas são mais importantes de serem completadas primeiro.

Seja seu começo de ano agitado ou uma calmaria, buscar desenvolver o seu foco para melhorar a sua produtividade poderá ser uma boa pedida com frutos colhidos para além do carnaval.

Se já está neste caminho, que este texto sirva de renovação das suas forças para seguir com alta produtividade.

Lembre-se também que isto pode e deve ser aplicado a qualquer momento do ano ;)

Inspirado em capítulo do livro “Você não precisa ser chefe para ser líder” de Mark Sanborn.

Comments are closed.